Notícias

Síndrome do Ninho Vazio

19/03/2020 - Quando os Filhos deixam seus pais

noticias

SINDROME DO NINHO VAZIO
 
Esta mensagem é para as pessoas que tem PAI E MAE, AVÓ E AVÔ.
Você já ouviu esta expressão SINDROME DO NINHO VAZIO? Você que tem família pode estar passando por isso e nem sequer passa pela sua cabeça que pode estar acontecendo com seus pais ou avós. Invisível aos filhos e netos, mas real e evidente na casa deles.
No meu trabalho na área imobiliária tenho me deparado muito com isso. Quando sou solicitado por um casal mais maduro para fazer avaliação de seu imóvel, já posso deduzir com 95% de certeza que é por causa da SNV (síndrome do ninho vazio). Logo ao entrar na sala, lá estão as pistas que me levam a crer o motivo da decisão de venda. As fotos na estante, dos netinhos beijando os avós, dos filhos formados, das festas em família, sempre tem um cachorrinho junto, são as provas que pode estar acontecendo ali a SNV. Parece que é só o que eles deixaram pra trás, lembranças. Quantas casas você já entrou que viu esta mesma imagem?
A SNV é a condição caracterizada pelo surgimento de um quadro depressivo por parte dos pais e avós, geralmente afeta muito mais a mãe e a avó. Isto acontece após a saída dos filhos de casa, a partir do momento em que eles se tornam independentes, casando-se ou mudando-se de cidade.
Deixar os filhos irem embora cuidar de suas vidas é necessário pra a felicidade deles. Este é um momento que pode ser de oportunidade para os pais melhorarem seus relacionamentos conjugais, sociais e familiares.
Quando o filho sai de casa, parece que uma parte é arrancada dos pais. Essa mudança de fase na dinâmica familiar pode culminar com outras coisas que a família pode estar passando (menopausa, doença, etc.). Se não tiver outras condições de canecões de afeto social isso poderá ser muito ruim. O que vai ocupar este espaço? Como se reinventar?
É uma pena que muitos se vão e nem sequer fazem contato, nem olham pra trás. somente em dias de comemorações que as vezes aparecem ou dão uma ligadinha.
Uma das primeiras coisas que faço em meu breafing (coleta de dados) com os vendedores de seus imóveis é descobrir qual a razão pela qual querem vender suas casas, seus apartamentos, chácaras, etc... O que motiva a vender seu imóvel? Esta dentre várias, é uma das coisas importantes que um corretor avaliador precisa saber para que possa escolher qual o caminho da avaliação que deverá ser feita.
Depois de um bom bate papo onde podemos nos conhecer melhor, geralmente regado de um cafezinho (que eles nunca deixam de oferecer), adoro! Só depois que saio a conhecer as partes mais particulares e intimas do imóvel.
Geralmente são imóveis maiores, alguns de 3 quartos, e daí por diante. Por falar em quartos eles são sempre com as mesmas características. Fotos nas paredes dos filhos que viviam ali, seus armários com alguns adesivos, os objetos pessoais... a cama impecável como a de um hotel esperando seu “hospede”. Inevitável a visita de uma tristezinha em meu coração, afinal eu também sou pai e devo me preparar para este momento.
Hoje no século 21 a Neurociência, o estudo de comportamentos e a satisfação pessoal tem sido o alvo das mídias quando se trata de vender alguma coisa. No final do século 20 o foco era nos produtos e o que eles podiam fazer para satisfazer as necessidades. Hoje é voltado nas sensações, sonhos, sentimentos e emoções. O bem-estar está em alta de fato.
Como consultor imobiliário e estudioso do assunto, procuro entender tudo isso pra poder oferecer a melhor assistência ao cliente e ajuda-lo a comprar o melhor imóvel, o mais adequado e com o melhor preço.
Em uma das minhas caminhadas depois do natal, enquanto estava em minha chácara em Juiz de Fora. Passei em frente á outras chácaras cheias de pessoas e o clima era de festa e reunião de família, este climinha de natal e final de ano que todo mundo sabe... Então minha cabeça não parou de pensar na SNV... e fiquei lembrando dos clientes que eu havia atendido neste ano que estava terminando... quanta coisa eu vi e vivi! Mas o que eu poderia ajudar com esta minha reflexão? Não basta só refletir é preciso agir para criar uma solução.
Fiquei lembrando que muitos dos imóveis que avaliei não foram colocados à venda por objeções dos filhos e até netos e comparando com os que aceitaram e seguiram o conselho, pude fazer parte de uma boa mudança de vida.
Qual seria a dica com o padrão ideal que eu poderia dar de maneira geral para que pudesse ajudar acabar com a SNV? Vai então a minhas dicas da área imobiliária!
1º descoberta:  É preciso saber em que estágio a Síndrome de Ninho Vazio. Pois como eu disse, ela pode levar a uma depressão que pode estar acompanhada de outras coisas. Neste caso pode ser que precise um acompanhamento de profissional, psicólogo, psiquiatra, coach integral sistêmico, etc.
2º Analise de situação atual: É identificar se aquele imóvel (relativamente grande) está causando: excesso de custos, manutenção que sacrifica, dificuldade de acessibilidade, etc.
3º As rotinas do cotidiano: Quais as atividades rotineiras da família? Vai a escola, medico, igreja, clube, visitar parente, etc. Quais são os trajetos frequentemente feitos e que são habituais no dia-a-dia.
4º Localização geográfica: Fazer um mapeamento dos trajetos rotineiros e achar a melhor posição geográfica que seria melhor para uma nova moradia.
5º Necessidades do entorno: Depois de decidir qual a localização melhor, listar o que desejaria de comércios e outros estabelecimentos do entorno da nova moradia como; farmácias, mercados, açougues, igrejas, shoppings, etc. Depois de listar estes estabelecimentos coloque na ordem quais são mais importantes e quais não abre mão de ter perto da nova moradia. Para ficar mais elaborado ainda, marque no mapa e trace uma linha em forma de caracol a partir do ponto que escolheu para o novo imóvel. Depois solicite ao corretor ou faça você mesmo uma pesquisa em quais distancias estão os estabelecimentos que você anotou como prioridade. Ideal é que todos estejam no máximo a 1 km. Assim dissemos que este imóvel é o ideal.
6º O imóvel ideal: Pra este caso que abordamos do SNV eu aconselho um imóvel menor de 2 quartos com 2 banheiros, uma vez que os filhos e netos vem com pouca frequência, em lugar de fácil acesso. Se a família for grande, em caso de festas, aluguem um lugar pra se reunirem. O que não pode acontecer é perder os cuidados da dica 2.
7º as características do imóvel ideal: Fundamental observar se o imóvel está em bom estado de conservação, acabamentos, luminosidade natural, a vaga de garagem, vistas, segurança, planta dos cômodos, localização, tamanho, acessibilidade, posição do sol, opções de lazer, e preço justo.
Para todas estas dicas um corretor competente pode ajudar sem nenhuma dificuldade. Certamente ele terá a capacidade de fazer tudo acontecer de uma forma prazerosa.
O fato é... precisa de reinventar a vida novamente com coisas novas, experiencias diferentes que ocupem seus pensamentos para que a depressão não se instale... Para os filhos que saem: ganham a novidade! Para os pais que quem ficam na mesma casa a sensação é de “perda” de algo muito importante.
Eu sei que muitas questões vão surgir quanto a este assunto como justificativas de que a abordagem é exagerada. Mas eu vi muitos casos de pais e avós estressados e sofrendo calados este problema, enquanto os filhos desaconselharam vender o bem pelo fato de apego afetivo próprio, porque é o bem da família, a casa da vovó, minha infância foi lá... e argumentos é o que não faltam. Porém desconhecem este fantasma que atormenta seus patriarcas.
Vi também casos ao contrário, filhos querendo que os pais tenham uma vida melhor desfrutando do retorno pela venda do seu bem para poderem viver melhor, mas muitos presos ainda no compromisso de “ajudar” os filhos (preservando o bem), por isso preferem viver a dificuldade do que ter uma velhice mais sadia. Cabe a toda família parar pra pensar e ver no que pode contribuir para ajudar.
O ninho, lugar de onde você saiu, sem dúvidas te trará sempre boas lembranças, mas melhor que isso é ter por mais tempo quem te amou. Se puder ajudar estará honrando seus pais e isso tem promessa: “Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem seus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” Êxodos 20:12. Se notar detalhadamente verá que a vida se repete como um eco.
Se você conhece alguém que esta matéria possa ajudar indique ou mesmo se tiver mais alguma dúvida, faça contato
 




Fonte: Carlos Miguel

Outras Notícias

20 respostas sobre como usar o fundo para comprar a casa própria

Como usar o FGTS para comprar a casa própria O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode dar uma força ao trabal...

UTILIZAÇÃO DO FGTS PARA A COMPRA DO PRIMEIRO IMÓVEL

Utilize seu FGTS ​​​​Você pode usar o saldo da sua conta de FGTS para comprar um imóvel; para amortizar o saldo ...

UTILIZAÇÃO DO FGTS PARA A COMPRA DO SEGUNDO IMÓVEL

Utilizando o FGTS na compra de um segundo imóvel! É possível, sim comprar um segundo imóvel utilizando os recursos do FGT...

O QUE FAZER PARA EVITAR PROBLEMAS COM INQUILINO?

QUERO ALUGAR MEU IMÓVEL. O QUE FAZER? Primeira coisa que você deve se preocupar é em decidir se vai cuidar da administraç...

OPÇÕES PARA QUEM TEM UM IMÓVEL PARADO E DESEJA ALUGAR

OPÇÕES PARA QUEM TEM UM IMÓVEL PARADO E DESEJA ALUGAR As novas opções para alugar imóvel que estão s...

QUATRO PASSOS PARA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO BANÁCRIO

QUARTO PASSOS PARA CONSEGUIR UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO No Brasil, muitas pessoas sonham em adquirir sua própria casa ou apartament...

Casa ou Apartamento?

CASA OU APARTAMENTO, O QUE É MELHOR? CASA: Liberdade, independência, horta orgânica, privacidade, possibilidade de expansã...

Pontuação de Imóveis visitados

Autônomo - comprovação de renda

1. Como comprovar renda sendo autônomo? Comprar imóvel por meio de financiamento imobiliário é um processo com etapas dist...

Tipos de financiamentos Imobiliários

GUIA DESCOMPLICADO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO PARA AUTÔNOMOS 1.Introdução Desfrutar toda estabilidade, conforto e segur...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook1.pngredesp_instagram1.pngredesp_whatsapp1.png
A Empresa

Miguel Imóveis

Fabrica - Juiz de fora / MG
CRECI: 32.192 - CNAI 31381

Contato

 Zona Norte e Centro Sul, Juiz de fora

 (32) 998424010 - (32) 99990-8528

 Segunda a Sexta das 8:00 ás 18:00h

  Fale Conosco
www.imoveis360graus.com.br © 2025. Todos os direitos reservados.
Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias